Experimentei ontem, em primeira mão, a aula HOLOS50, novo programa de ginástica desenvolvido pelo professor Paulo Junqueira, criador do método Superioga (modalidade de ioga dinâmica e vigorosa que está conquistando alunos dentro e fora das academias).
Junqueira, que é professor de Educação Física, mestre de ioga e também estudou artes marciais, decidiu unir suas três paixões para montar um programa de exercícios com a proposta de trabalhar o corpo, a respiração e as emoções em 50 minutos de aula. “Reuni exercícios que fizeram parte da minha prática pessoal nos últimos 20 anos”, conta o professor. “Holos significa ‘todo’, integração entre as partes. Queria resgatar o conceito de ginástica, a técnica de trabalhar o corpo, mas expandi-lo para trabalhar também a mente, tanto do ponto de vista da concentração, do estar presente aqui e agora, como do extravasar das emoções”, completa.
Como unir tudo isso? Só fazendo a aula para entender.
A trilha sonora anos 80 resgata o clima “Flashdance” para a aula, enquanto Junqueira explica que a respiração deve ser nasal o tempo todo, ou seja, o ar entra e sai pelo nariz. “A respiração nasal equilibra a freqüência cardíaca, favorece a oxigenação do sangue e ajuda a regular a temperatura corporal”, diz. E é dada a largada!
A HOLOS50 é dividida em três blocos.
O 1º bloco é um WORKOUT para elevar a frequência cardíaca, com exercícios clássicos de calistenia como corrida no lugar elevando os joelhos, polichinelos, abdominais e agachamentos. Começa a suadeira.
No 2º bloco entra em cena a GINÁSTICA MARCIAL, com movimentos de taekwondo, kung fu e capoeira. Na capoeira, vale a ginga e o alongamento. No taekwondo, chutes e explosão. No kung fu, equilíbrio, alongamento, coordenação. Aqui fica claro a conexão corpo & mente, quer seja na hora de se concentrar em uma postura de equilíbrio ou no momento de extravasar a emoção em uma sequência de chutes. Adorei este bloco, pois tenho muita vontade de aprender artes marciais, embora não goste da ideia de combate.
O 3º e último bloco é de GINÁSTICA INDIANA. Aqui, a ideia é praticar desde posturas de ioga e Superioga até os Ritos Tibetanos (exercícios que buscam equilibrar os chakras, centros energéticos do corpo, para garantir saúde, vitalidade e juventude). O ritmo diminui: é hora de focar no “eu” interior, redobrar a atenção com a respiração e trabalhar sequências que exigem tônus muscular. Sou suspeita, porque já sou praticante e fã incondicional de ioga e Superioga…
Embora intensos, os 50 minutos da HOLOS50 passaram muito rápido, tanto por conta da dinâmica da aula como pela variedade de técnicas e exercícios. Saí com o corpo cansado e a cabeça leve… No teste do “dia seguinte”, acordei com o corpo todo dolorido, mas não dor de lesão e sim aquela sensação gostosa de ter cada centímetro de músculo trabalhado.
“Quis criar uma aula baseada em três pontos que considero muito importantes: ser uma atividade física eficiente e segura, que ative e extravase as emoções e que trabalhe de forma consciente e profunda a conexão de corpo e mente”, define Junqueira.
A HOLOS50 será apresentada oficialmente amanhã no Gracie School Superioga, estúdio recém-inaugurado em Pinheiros (rua Capitão Antonio Rosa, 444). A novidade entra na grade de aulas do estúdio em fevereiro e deve chegar a outras academias do Brasil ainda no primeiro semestre.