Pedalar no ponto mais alto do navio sentindo a brisa do mar no rosto, fazer um circuito funcional na quadra a céu aberto, pular feito canguru com botas especiais no deck olhando o por do sol, experimentar uma aula de dança na boate ou de Ballet Fitness e de circo no palco do teatro. Isso é só uma parte do que aconteceu no 15º Cruzeiro Bem-Estar, realizado pela Costa Cruzeiros entre 10 a 18 de fevereiro, com paradas em Buenos Aires e Montevidéu. E é só uma prévia do que vai rolar no 23º Cruzeiro Fitness, de 4 a 10 de março, com paradas em Salvador, Búzios e Ilhabela.
Os números são grandiosos: o navio Costa Fascinosa, com capacidade para 3800 hóspedes, é o 2º mais luxuoso da empresa, que é pioneira nos cruzeiros temáticos e tem direito exclusivo sobre os cruzeiros Fitness e Bem-Estar. Nesse período, cerca de 40 professores e especialistas renomados do segmento se revezam entre aulas e palestras. São cerca de 180 aulas em seis dias, com 30 modalidades diferentes.
Feito sob medida para malhadores de carteirinha? Pelo contrário: cada atividade é planejada pensando em marinheiros de primeira viagem. “A maioria dos hóspedes não fecha o cruzeiro só pelo tema. Vários nem sabem que vai ter essa programação especial”, diz Francisco Ancona, consultor de marketing da Costa e idealizador e curador dos cruzeiros temáticos. “Nosso objetivo é oferecer um cardápio especial de atividades variadas e inspirar essas pessoas a experimentar aulas diferentes” completa Ancona.
“Muitos dos hóspedes estão parados, sedentários”, conta Joelma Guimarães, coordenadora dos cruzeiros Fitness e Bem-Estar e professora de educação física com especialização em gestão de pessoas e liderança. “Tem gente que tem um primeiro contato com a atividade física no navio e, a partir dessa experiência, decide aderir aos exercícios e aos hábitos mais saudáveis”, explica.
Para quem gosta de atividade física também é um prato cheio, já que os cruzeiros oferecem oportunidade de fazer as aulas mais disputadas do país. As grandes novidades da programação deste ano são a Superioga, com a participação do criador do método, Paulo Junqueira, as aulas da personal trainer Cau Saad (Circuito Cau Saad, Baile da Cau e Worcaut), com Cau Saad e equipe, o Ballet Fitness, com a criadora Betina Dantas, e as palestras da influenciadora Cacá Filippini (Estilo Descomplicado) e a minha palestra, como jornalista especializada em fitness, alimentação saudável e bem-estar (Ser Saudável é Mais Simples do que Parece).
Derrubando mitos
Aproveitei a viagem para participar de toda a programação e adorei! Confesso que tinha um certo preconceito com viagens de navio: achava que ficaria “presa” em um mesmo lugar por vários dias, parada e comendo sem parar. Bobagem: nada como experimentar antes de tirar conclusões.
Primeiro ponto: para circular pelos 12 andares do transatlântico, andamos para caramba. Registrei tudo no aplicativo contador de passos do meu celular: do momento que entrei a bordo até quando desembarquei foram 64.428 passos. Média de 8 mil passos por dia, quase 5 quilômetros. Fora as aulas (pois o celular ficava na bolsa).
Segundo: além de ser uma delícia caminhar no deck ou esquecer do relógio numa espreguiçadeira vendo o mar, a gente desfruta desse cenário praticamente o tempo todo, mesmo quando estamos nos restaurantes e outras áreas internas, já que há janelas enormes por todo canto.
Terceiro: exagerar na comida é uma opção de cada um. O restaurante principal, no estilo self service, oferece, sim, horários estendidos para todas as refeições, inclusive lanche da tarde e ceia. Isso significa que você tem liberdade para criar sua própria rotina (tomar café da manhã às 11 horas ou almoçar às 15h30, por exemplo), mas não precisa almoçar duas vezes só porque há comida à disposição. E não existem apenas pratos engordativos: há um balcão de saladas que é reposto durante o dia todo e espaço de grelhados, com peixe, frango e carnes em todas as refeições. Várias opções de frutas estão disponíveis praticamente 24 horas. Você escolhe o que e quanto vai comer.
Malhação & diversão
Nesse caso, as imagens falam mais que as palavras. Dá uma olhada em algumas das atividades que rolaram no 15º Cruzeiro Bem-Estar.
A jornalista viajou a convite da Costa Cruzeiros e fez palestra remunerada pelos organizadores.